O cálcio desempenha um importante papel para a saúde e bem-estar dos pets. O nutriente atua diretamente na formação dos ossos e no fortalecimento deles.
O cálcio é um mineral que atua na formação dos ossos e fortalecimento dos pets. Ele contribui também para o bom funcionamento do sistema nervoso e do sistema muscular de cães e gatos.
Para a absorção do cálcio, é necessário que os níveis de fósforo e de vitamina D estejam adequados, pois são fundamentais para que o organismo dos pets consiga absorver o mineral na quantidade ideal.
O mineral atua diretamente na transmissão de sinais nervosos e na contração muscular. Para os filhotes em crescimento, o cálcio é essencial para o desenvolvimento ósseo. A deficiência desse nutriente pode resultar em problemas ósseos e afetar a estrutura óssea, ocasionando prejuízos na mobilidade do pet.
Uma alimentação de qualidade oferece a quantidade ideal de cálcio, fósforo e vitamina D, necessárias para as demandas diárias dos pets. No entanto, em momentos específicos, a suplementação é indicada.
Quando suplementar o cálcio?
Em determinadas fases da vida, a demanda de cálcio é maior. É o caso de fêmeas durante a gestação e amamentação, de filhotes durante o crescimento e desenvolvimento, e de pets com condições clínicas específicas.
No entanto, a suplementação de cálcio só deve ser feita com a orientação de um médico- veterinário. Da mesma forma que a deficiência do mineral causa problemas à saúde de cães e gatos, o excesso também é prejudicial.
Quando há um excesso desse mineral na corrente sanguínea, o organismo busca restaurar o equilíbrio através de um mecanismo chamado homeostase do cálcio. Ele faz isso através da liberação de hormônios, como a calcitonina, que sinalizam para o cálcio ser armazenado nos ossos, retirando-o do sangue. Esse processo, a longo prazo, pode resultar na desmineralização dos ossos, enfraquecendo sua estrutura e levando a problemas como osteoporose. Além disso, pode torná-los mais frágeis e susceptíveis a fraturas, comprometendo a saúde óssea do animal. Portanto, é fundamental garantir uma dieta com nível de cálcio ótimo e equilibrado, sob orientação do médico veterinário.
Por este motivo, apenas um profissional pode indicar como a suplementação pode ser feita.
Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da BePet para mais conteúdos como este!