Assim como os humanos, os cães e gatos também necessitam de vitaminas e nutrientes diariamente para garantir o bom funcionamento do organismo. Suplementar a alimentação dos pets pode trazer benefícios similares à suplementação humana.
Alguns momentos da vida demandam uma maior quantidade de nutrientes, como na gestação e lactação, no desenvolvimento de filhotes, para os pets idosos ou submetidos a tratamentos de doenças. Nestas etapas, os suplementos são essenciais.
No entanto, independente da fase da vida, os pets saudáveis também podem se beneficiar da suplementação. Além da reposição de vitaminas e nutrientes, os suplementos auxiliam no metabolismo, contribuem para a imunidade, no cuidado com a pele e pêlo dos cães e gatos, e aqueles compostos por prebióticos e probióticos contribuem para a manutenção do equilíbrio da microbiota intestinal.
Conheça os benefícios da suplementação
Existem diferentes tipos de suplementos e cada um tem uma finalidade que varia de acordo com a composição. Ácidos graxos, por exemplo, têm o objetivo de auxiliar no fortalecimento de cartilagens e articulações. O ômega 3 traz diversos benefícios, entre eles, os dermatológicos, auxiliando nos cuidados da pele e do pelo dos pets.
As vitaminas do complexo B, como B1, B2, B6 e B12, são essenciais para a saúde do sistema nervoso, enquanto as fibras são uma aliada na perda de peso dos pets obesos.
Os probióticos e prebióticos desempenham uma importante função na saúde geral dos cães e gatos. Estes suplementos atuam no sistema digestivo dos pets, promovendo o equilíbrio da microbiota intestinal, o que contribui para mantê-los saudáveis.
Mesmo com todos estes benefícios, é importante consultar um médico veterinário de confiança antes de alterar a dieta dos pets. Os suplementos são importantes para suprir as necessidades diárias de nutrientes que os pets demandam, no entanto, apenas o profissional pode determinar quais suplementos são necessários para a manutenção da saúde e equilíbrio nutricional, assim como a quantidade adequada.
Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da BePet para mais dicas como estas!