A dieta exerce um papel importante no funcionamento de todo o organismo de cães e gatos. A alimentação adequada contribui para a longevidade e qualidade de vida dos pets.
Escolher uma ração para um cão ou gato pode sim ser uma tarefa difícil para os pais e mães de pet. A alimentação é essencial para a saúde geral do pet. A partir da ingestão adequada de nutrientes, é possível evitar doenças causadas pelo déficit nutricional, assim como, melhorar a resposta imune dos pets no caso de doenças infectocontagiosas.
A boa nutrição também promove a saúde da pele e do pelo, e ainda, o equilíbrio intestinal. Mas você sabe como escolher a alimentação para oferecer ao seu pet?
Saiba como escolher a melhor ração para o seu pet
A dieta de cães e gatos pode ser completa apenas com o fornecimento de uma ração adequada. Isso significa que o pet pode obter todas as vitaminas, minerais, aminoácidos, proteínas e carboidratos na quantidade ideal com uma ração de qualidade.
Estes alimentos completos são considerados rações super premium. Estas rações proporcionam a digestão adequada e uma absorção de nutrientes mais eficiente.
Abaixo desta opção, estão as rações premium. Elas ainda são balanceadas, no entanto, a absorção dos nutrientes é menor, pois a qualidade dos ingredientes é inferior.
Por fim, há a ração standard. Esta opção é a de preço mais acessível, no entanto, é a de menor qualidade.
Além da qualidade, as rações também são divididas de acordo com o porte e idade do pet. Existem rações indicadas para filhotes, adultos e idosos. E, no caso dos cães, para porte pequeno, médio e grande. Algumas marcas de ração oferecem também opções que se adequam ao estilo de vida dos pets, como por exemplo, para cães e gatos que vivem em apartamentos.
De maneira geral, as rações, independente da qualidade, ou da opção escolhida, são atrativas aos tutores devido à praticidade que elas apresentam. O armazenamento e manejo são simples e fáceis, assim como a durabilidade.
Apesar de ser uma excelente forma de alimentação para cães e gatos, os tutores que optarem por fornecer somente a ração seca devem permanecer atentos à ingestão de água dos pets. A ração é uma fonte de nutrientes, no entanto, não promove a hidratação.
Para orientar a quantidade ideal e qual a ração mais indicada, consulte um médico veterinário de confiança.
Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da BePet para mais conteúdos como este!