Você já está acostumado com suplementos na sua rotina, e já sabe dos benefícios da suplementação alimentar. Afinal, quem não toma Ômega 3 pelos benefícios dermatológicos, anti-inflamatórios e neurais? Mas você sabia que, assim como nós, os pets também precisam de suplementos?
A suplementação pode ser necessária em todas as fases da vida dos pets, pois nem sempre eles conseguem ingerir a quantidade ideal e recomendada de vitaminas e minerais. Além disso, existem momentos em que os suplementos são indicados, como por exemplo, durante a gestação e amamentação, para idosos e filhotes, pets submetidos à atividade física rigorosa, para aqueles que apresentam carência de algum nutriente específico, ou para os pets que consomem alimentação natural.
A reposição de vitaminas e nutrientes contribui para o funcionamento adequado do organismo. Por este motivo, os suplementos podem trazer benefícios também para os pets que fazem algum tipo de tratamento de saúde.
No caso de suplementos que contenham probióticos e prebióticos, o uso em todas as fases da vida pode contribuir para a manutenção da saúde intestinal do pet, principalmente em casos de tratamento com antibióticos. Este tipo de medicamento costuma atacar também as bactérias boas, responsáveis pelo equilíbrio da microbiota. Assim, o suplemento auxilia na diminuição dos efeitos colaterais do antibiótico.
No entanto, é importante ressaltar que toda suplementação deve ser feita com a orientação e indicação de um médico veterinário, a fim de evitar o desequilíbrio nutricional, principalmente de micronutrientes, ou até mesmo intoxicação.
Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da BePet para mais conteúdos como este!