Alguns nutrientes influenciam diretamente na saúde da pele e do pelo dos pets.
A saúde da pele e do pelo pode ser um reflexo da saúde geral dos pets. Assim como nós, humanos, os pets precisam de uma dieta balanceada com proporções adequadas de vitaminas, aminoácidos e minerais. A pele apresenta uma alta taxa de renovação celular, e a qualidade da dieta tem relação direta com esse processo.
Os principais nutrientes para a saúde da pele e do pelo são os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, as vitaminas do complexo B, as vitaminas A, C e E, a arginina, a lisina, a metionina e a cistina, e os minerais zinco e cobre. Uma dieta enriquecida com estes nutrientes contribui para a manutenção da saúde da pele e do pelo dos pets.
Qual a função dos nutrientes?
Os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 são importantes para a saúde da pele e pelagem, pois auxiliam na manutenção da hidratação da pele, reduzindo a coceira e descamação, além de promover pelos mais brilhantes e saudáveis. Esses ácidos graxos também têm propriedades anti-inflamatórias, o que pode ajudar a reduzir a inflamação da pele em casos de alergias e outras condições dermatológicas.
Do complexo B, a biotina – ou B7 –, é uma vitamina importante para garantir a energia nas células e para manter a produção de proteínas essenciais para a saúde da pele e dos pelos. Ela garante a formação de colágeno e queratina, proteína fundamental para a elasticidade e resistência da pele.
Já a cistina, é um aminoácido que também auxilia na formação de queratina e de colágeno, mas tem uma ação mais direta tanto na pele como nos pelos. A cistina ajuda a evitar a queda e promove o crescimento saudável do pelo.
Uma dieta balanceada é capaz de suprir as necessidades desses nutrientes. Mas pele sensível, descamação ou coceira podem indicar a carência das vitaminas e minerais. Um médico veterinário pode orientar a melhor forma de suplementar a alimentação do pet para suprir a demanda de nutrientes.
Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da BePet para mais conteúdos como este!