Gatificação é o termo utilizado para indicar a adaptação de um espaço para a presença de gatos. O processo consiste na inclusão de objetos essenciais para o bem-estar dos felinos, como bebedouros e comedouros atraentes para os bichanos, arranhadores e esconderijos em lugares estratégicos.
A gatificação faz parte do enriquecimento ambiental e permite que os gatos possam desenvolver habilidades, brincar e gastar energia física e mental, enquanto exercitam os instintos felinos, simulando ambientes que encontrariam na natureza.
A convivência harmoniosa multiespécie é um dos benefícios promovidos pela gatificação. Além disso, a adaptação do ambiente para os gatos também pode ser uma maneira de mudar alguns comportamentos negativos, como arranhar móveis ou subir em estantes e geladeiras.
Benefícios da gatificação
Gatificar o ambiente favorece a saúde e bem-estar dos gatos, melhorando também a qualidade de vida. Com a verticalização do espaço, os felinos tendem a ser mais ativos, o que diminui as chances de desenvolverem obesidade e contribui para o desenvolvimento da musculatura e dos reflexos dos bichanos.
Fornecer arranhadores adequados para o tamanho e peso dos pets pode ainda auxiliar no bom comportamento, uma vez que eles passam a ter lugares próprios para afiar as unhas e marcar território.
Um outro ponto positivo da gatificação é que os gatos são seres acostumados com altura. Dessa forma, eles têm acesso a lugares mais altos, onde podem observar o ambiente enquanto se sentem seguros.
Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da BePet!