Os animais de estimação, assim como nós, apresentam alterações na ingestão hídrica nos períodos de baixas temperaturas. Por isso, é comum no inverno os pets reduzirem a frequência de ingestão de água, porém a hidratação é um assunto sério, principalmente quando nos referimos a dos felinos.
Origem
Os gatos domésticos são originários de regiões desérticas, por isso apresentam características fisiológicas que auxiliam no equilíbrio hídrico. Eles têm a capacidade de concentrar a urina, em caso de necessidade, para preservar os fluidos corporais, com isso, o reflexo de sede é reduzido e a ingestão espontânea de água é baixa.
Devido a isso, os gatos são mais propensos à formação de cálculos urinários, problemas renais e outras doenças do trato urinário inferior. Portanto, é necessário utilizar algumas técnicas para auxiliar na ingestão de água, uma vez que ela é fundamental para a manutenção da saúde dos felinos.
Dicas para te ajudar a manter o felino hidratado
1. Alimentação úmida: devido ao elevado teor de umidade, os alimentos úmidos são uma excelente estratégia para aumentar o consumo de água. Afinal, além de hidratar, auxiliam na diluição da urina, reduzindo as chances de formação de cálculos urinários.
Caso o gato não aceite a alimentação úmida, o mix feeding (combinação da ração seca e úmida) também é uma alternativa.
2. Distribua bebedouros ou fontes de água pela casa: isso irá estimular o gato a beber mais água durante o dia. O ideal é colocar as vasilhas no chão e também nas prateleiras ou locais altos em que ele consiga acessar.
3. Higiene: lave o bebedouro com frequência e troque a água diariamente, para mantê-la limpa e fresca. Também fique atento com a temperatura, ofereça água em temperatura ambiente.
Os gatos preferem vasilhas mais largas e cheias para não encostarem as vibrissas nas laterais.
Gostou das dicas? Para saber mais informações sobre cuidados com os pets, continue acompanhando o nosso blog!