É muito comum, principalmente em animais que vivem do lado de fora das casas, encontrarmos pulgas em seu pelo. Além de ser extremamente desconfortável para o bichinho, as pulgas podem invadir a sua casa e ainda atacar sua família.
Durante o verão, as pulgas podem depositar cerca de 50 ovos POR DIA, levando apenas 5 dias para se tornarem adultas. Cada pulga adulta, pode depositar cerca de 2000 ovos em seu animal, porém, apenas 5% delas permanece no bichinho, e o resto… bom, se espalha pela sua casa. Para que esse problema não tire seu sono, vamos ter dar dicas de prevenção e tratamento:
A forma mais efetiva de tratar seu animalzinho com pulga é através de medicamentos. O processo dura em torno de 30 dias, precisando ser renovado quando o prazo chegar ao fim. Existem diversas opções no mercado para o tratamento de pulgas e carrapatos como pílulas, coleiras e cápsulas de líquidos. Cada uma têm uma duração diferente, podendo durar até 8 meses.
Conheça os 3 tipos de tratamento mais comuns:
- Seresto – Coleira com duração de até 8 meses.
- Bravecto – Comprimido que deve ser administrado a cada 3 meses.
- Pipeta – Líquido que deve ser aplicado direto na pele do animal.
Quando seu bichinho já está com pulgas, o ideal é levá-lo ao petshop para um banho com shampoo específico para o tratamento (anti pulgas) indicado pelo médico veterinário, assim como seguir todo o protocolo de tratamento passado pelo veterinário.
Comunique o estabelecimento sobre a condição do seu animal para que eles possam evitar a contaminação de outros bichos que eles estão atendendo. Após o banho, aplique uma das soluções. Pode ser o comprimido ou então o líquido aplicado diretamente na pele do animal. Junto com uma das duas soluções, recomenda-se colocar a coleira anti pulgas, deixando a ação ainda mais efetiva.
E ai? Seu cão ou gato já sofreu com esse problema? Conta para gente!!
Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog para cuidar ainda melhor do seu melhor amigo!