Apesar de serem cobertos por seus pelinhos, os pets sofrem com as baixas temperaturas. Durante o inverno, é preciso tomar alguns cuidados para que os bichinhos possam ter conforto e tranquilidade dentro de casa. Separamos algumas dicas de cuidados que devemos ter durante esse período, visando mantê-los em segurança. Veja:
Banho na temperatura ideal
Seja em casa ou no PetShop, é necessário ter um grande cuidado com a temperatura do banho do seu pet. Ela não pode estar muito quente, pois existe o risco de queimaduras na pele do animal e nem fria para que o bichinho não fique doente. É importante manter o ambiente aquecido e a temperatura da água morna, para que não haja uma mudança brusca de temperatura. Ao finalizar o banho, lembre-se de secar bem os pelos do animal com o auxílio de um secador. Certifique-se de que os pelos estão bem secos, evitando a proliferação de fungos e bactérias, pois além de causarem um cheiro desagradável, podem causar doenças como dermatite.
Mantenha a carteira de vacinação em dia
Manter a vacinação do seu pet em dia é importantíssimo para protegê-lo de doenças como gripe canina ou tosse dos canis e, no caso dos gatos, a rinotraqueíte. O risco de transmissão dessas doenças aumenta com a chegada do frio e, consequentemente, compromete a imunidade. Por isso, faça visitas regulares ao veterinário e utilize suplementos vitamínicos para fortalecer a imunidade do seu melhor amigo.
Utilize cobertores e roupinhas quentinhas.
Apesar de toda a pelagem, os nossos pets sentem frio e precisam de um complemento. Além de deixar os bichinhos mais fofos, as roupas ajudam a manter o pet aquecido durante o inverno.
Não se esqueça de todos os dias tirar a roupa e escovar os pelos do seu animal de estimação para que ele não embole e tenha um desconforto.
As cobertas são uma ótima opção para manter seu melhor amigo aquecido durante o sono, porém, procure trocá-las semanalmente para evitar a proliferação de bactérias e cheiro desagradável.
- Para os bichinhos que ficam do lado de fora de casa
Os animais de estimação que tem seu cantinho próprio no quintal de casa merecem um pouco mais de atenção. Mantenha-os protegidos da chuva e do vento e troque constantemente a comida e água, minimizando problemas com sujeiras e bichos no potinho.
Dentro da casinha do seu pet, coloque cobertores quentinhos e faça uma proteção extra para que não entre frio. Caso o comportamento do animal mude, fique atento para garantir que ele não tenha pego alguma doença provenientes de fungos ou bactérias. Invista em suplementos vitamínicos que ajudem a fortalecer a imunidade do animal, para a prevenção dessas doenças.
Com essas dicas ficará muito mais fácil e confortável para o seu amiguinho passar pelo inverno feliz e saudável. Lembre-se:
– Mantenha os potinhos limpos e sempre com comida e água fresca;
– Fique atento a qualquer sintoma diferente que bichinho possa apresentar.
– Visite o veterinário regularmente.
Gostou das dicas?
Continue acompanhando nosso blog para cuidar ainda melhor do seu melhor amigo!